quarta-feira, 25 de junho de 2008

Resenha - Padrões de manipulação na grande imprensa

Jornalista e sociólogo, Perseu Abramo (1929-96) esboça em sua obra a caracterização dos interesses políticos e ideológicos acobertados pelo material jornalístico. Ele demonstra, também, o modo manipulativo dos meios de comunicação em expressar a “realidade” dos fatos.


O autor de “Padrões de manipulação na grande imprensa” é potencializado por sua extensa experiência no campo da comunicação social. Foi docente, por 15 anos, do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fora do meio acadêmico, atuou como jornalista na redação de O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal Movimento e do Jornal dos trabalhadores, do Partido dos trabalhadores (PT).

Como professor, Perseu Abramo, desenvolveu inúmeras disciplinas, desde as mais teóricas às totalmente técnicas, como realização de projetos experimentais. Orientou um grande e incerto número de projetos de iniciação científica e a produção de jornais laboratórios.

Ele começou a desenvolver uma pesquisa sobre a manipulação da informação e a distorção da realidade na imprensa, mas não chegou a concluir. O resultado desta iniciativa foram textos e relatórios preliminares de relevante conteúdo, indiscutíveis nos chamados critérios científicos e ainda de profunda atualidade.

Pondo de lado sua experiência jornalística, entretanto não deixando-a totalmente excluída, como sociólogo, Perseu Abramo, era um profundo conhecedor das técnicas da pesquisa científica, – tanto que coordenou projetos nesse mesmo ramo – as metodologias e como deveria ser organizado o material coletado.

E talvez o mais importante, tinha sã consciência de que a atividade jornalística só pode ser compreendida e analisada como categoria política, como instrumento de propagação ideológica de grupos, setores e classes sociais.

A ciência de comparar a organização jornalística a um partido político é, simplesmente, admirável. Analogia mais enriquecida devido à participação de Perseu Abramo no meio político. Ele participou ativamente da greve da categoria jornalística em 1979, quando editor da Folha, foi demitido e acompanhou ceticamente o nascimento e a implantação do Projeto Folha.

Ao retratar a inversão da forma pelo conteúdo, Perseu Abramo sintetiza-o numa operação de sintonia fina, os problemas abafados pela mídia de mercado são ignorados pelas escolas afundadas nas teorias que se preocupam com a aparência, da imagem e do signo.Tal distorção consome os veículos de comunicação diariamente, de maneira perceptível outras nem tanto.

Dados técnicos

Título: Padrões de manipulação na grande imprensa
Editora: Fundação Perseu Abramo
Autor: Perseu Abramo
Prefácio: Hamilton Octavio Souza
ISBN: 8586469750
Páginas: 64
Ano: 2003
Edição:
Idioma: Português
Peso: 100 gramas
Preço: R$ 13,00

Um comentário:

Unknown disse...

Rafael, Perseu Abramo foi um dos pensadores reconhecidos nacionalmente pelo seu trabalho dedicado ao bom jornalismo, voltado para as causas sociais. Um grande crítico da sociedade contemporânea, da má distribuição da riqueza, etc. Nos sentimos feliz pelo seu blog e por ver sua publicado texto que retrata a vida acadêmica de figura tão importante de ser lembrada nos dias de hoje, em que a busca econômica tornou-se o principal motivo da formação acadêmica.