sexta-feira, 13 de junho de 2008

Resenha do Filme “Mera Coincidência”

Uma lição de ceticismo, “Mera Coincidência” transparece a relação entre as assessorias de comunicação e a imprensa. Com diálogos soltos e corridos, o filme é baseado na estória do presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), envolvido em um escândalo sexual às vésperas da reeleição. Ambientado no tênue e escuro meio de convergência (sala de reunião), planos inimagináveis são elaborados.

Com Barry Levinson na direção do longa metragem, Mera Coincidência obteve baixa arrecadação em seus primeiros dias de exibição, é um filme que se beneficiou das circunstâncias de lançamento, já que há proximidade com fatos verídicos – escândalos sexuais envolvendo o presidente Bill Clinton com sua secretária, Mônica Lewinski, e também a ação militar contra o Iraque.

Wag the dog, titulação original, foi gravado em apenas 29 dias e pode ser compreendido pela relação frágil entre os fatos reais e os publicados pela mídia, que às vezes não apresentam semelhança.

Durante seus 93 minutos de filmagem, os profissionais da assessoria do presidente e os contratados por eles, destaque ao cineasta Motss (Dustin Hoffman), criam uma guerra ireal contra a Albânia. De início tudo corre bem, cenas de fictícias de um confronto são forjados e até canções de incentivo apelando à democracia, liberdade, o sonho americano, espírito americano, vida e felicidade são construídas, tudo isso com um fim: pautar positivamente a imprensa e abafar os pontos negativos.

Nas credenciais de Dustin Hoffman estão sete indicações ao Oscar de melhor ator, por: 'A Primeira Noite de um Homem”(1967), “Perdidos na Noite”(1969), “Lenny”(1974), “Kramer Versus Kramer”(1979), “Tootsie”(1982), “Rain Man”(1988) e “Mera Coincidência”(1997). Ganhou por “Kramer Versus Kramer” e “Rain Man”.

Fazem parte também cinco indicações ao Globo de Ouro de melhor ator - Drama, por 'Perdidos na Noite' (1969), 'Lenny' (1974),, 'Maratona da Morte' (1976), 'Kramer Versus Kramer' (1979) e 'Rain Man' (1988). Venceu por 'Kramer Versus Kramer' e 'Rain Man'. 5 indicações ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical, por 'A Primeira Noite de um Homem' (1967), 'John e Mary' (1969), 'Tootsie' (1982), 'Hook - A Volta do Capitão Gancho' (1991) e 'Mera Coincidência” (1997), venceu por “Tootsie” e várias outras premiações.

Outro participante de Mera Coincidência é o ator Robert De Niro. Inicialmente estreou atrás das câmeras, com o filme Desafio no Brons (1993). E foi também nos anos 90 que conseguiu deixar os papéis dramáticos e encarar as comédias, mas sempre com a imagem de durão, vide Entrando Numa Fria e A Máfia no Divã. Foi como o leão covarde de o Mágico de Oz que ele subiu pela primeira vez ao palco, ainda na escola.

Sem poupar esforços, seu primeiro Oscar fou em 1974, como coadjuvante por O Poderoso Chefão 2, onde ele só falava oito palavras em inglês. Em 1980, foi a vez do Oscar de Melhor Ator por Touro Indomável. E teve mais quatro indicações: Táxi Driver, Cabo do Medo, O Franco-Atirador e Tempo de Despertar.

Ficha Técnica

Título Original: Wag the Dog
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1997
Site Oficial:
www.wag-the-dog.com
Estúdio: New Line Cinema / Tribeca Productions / Baltimore Pictures / Punch Productions
Distribuição: New Line Cinema
Direção:
Barry Levinson
Roteiro: Hilary Henkin e David Mamet, baseado em livro de Larry Beinhart
Produção: Robert De Niro, Barry Levinson e Jane Rosenthal
Música: Mark Knoffler
Direção de Fotografia: Robert Richardson
Desenho de Produção: Wynn Thomas
Direção de Arte: Mark Worthington
Figurino: Rita Ryack
Edição: Stu Linder

Nenhum comentário: