
O autor de “Padrões de manipulação na grande imprensa” é potencializado por sua extensa experiência no campo da comunicação social. Foi docente, por 15 anos, do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fora do meio acadêmico, atuou como jornalista na redação de O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal Movimento e do Jornal dos trabalhadores, do Partido dos trabalhadores (PT).
Como professor, Perseu Abramo, desenvolveu inúmeras disciplinas, desde as mais teóricas às totalmente técnicas, como realização de projetos experimentais. Orientou um grande e incerto número de projetos de iniciação científica e a produção de jornais laboratórios.
Ele começou a desenvolver uma pesquisa sobre a manipulação da informação e a distorção da realidade na imprensa, mas não chegou a concluir. O resultado desta iniciativa foram textos e relatórios preliminares de relevante conteúdo, indiscutíveis nos chamados critérios científicos e ainda de profunda atualidade.
Pondo de lado sua experiência jornalística, entretanto não deixando-a totalmente excluída, como sociólogo, Perseu Abramo, era um profundo conhecedor das técnicas da pesquisa científica, – tanto que coordenou projetos nesse mesmo ramo – as metodologias e como deveria ser organizado o material coletado.
E talvez o mais importante, tinha sã consciência de que a atividade jornalística só pode ser compreendida e analisada como categoria política, como instrumento de propagação ideológica de grupos, setores e classes sociais.
A ciência de comparar a organização jornalística a um partido político é, simplesmente, admirável. Analogia mais enriquecida devido à participação de Perseu Abramo no meio político. Ele participou ativamente da greve da categoria jornalística em 1979, quando editor da Folha, foi demitido e acompanhou ceticamente o nascimento e a implantação do Projeto Folha.
Ao retratar a inversão da forma pelo conteúdo, Perseu Abramo sintetiza-o numa operação de sintonia fina, os problemas abafados pela mídia de mercado são ignorados pelas escolas afundadas nas teorias que se preocupam com a aparência, da imagem e do signo.Tal distorção consome os veículos de comunicação diariamente, de maneira perceptível outras nem tanto.
Dados técnicos
Título: Padrões de manipulação na grande imprensa
Editora: Fundação Perseu Abramo
Autor: Perseu Abramo
Prefácio: Hamilton Octavio Souza
ISBN: 8586469750
Páginas: 64
Ano: 2003
Edição: 1ª
Idioma: Português
Peso: 100 gramas
Preço: R$ 13,00